Vai regularizar seu imóvel? Veja quais documentos são necessários

Um imóvel irregular não pode ser financiado, além disso, o proprietário pode perder o valor de mercado numa eventual transação comercial

Quem não registra não é dono! Por essa razão, é importante ter o imóvel regularizado no Cartório de Registro de Imóveis. E para isso acontecer é necessário ter passado pelas instâncias da prefeitura e da Receita Federal. Portanto, saiba neste conteúdo a importância de regularizar o imóvel. 
 
Você sabia que, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, cerca de 60% dos imóveis são irregulares no Brasil, ou seja, há pendência em alguma documentação? Outro argumento importante é que o imóvel irregular pode perder até 35% do valor de mercado numa futura venda. 
 
Nesse sentido, saiba mais a seguir sobre o tema da regularização de imóveis. 
 

O que acontece se o meu imóvel não tiver escritura? 

 
A escritura do imóvel é um dos primeiros passos da regularização, seguida pela matrícula, registro e averbação, que contêm todos os dados do histórico do imóvel. 
 
Sendo assim, uma casa sem documentos, por exemplo, é o mesmo que uma pessoa sem RG ou CPF, pois ela fica alheia a uma série de benefícios. 
 
Outro item a ser observado é que o imóvel sem escritura terá problemas em um futuro financiamento ou inventário. 
 

Quais são os documentos necessários para regularizar o imóvel? 

 
Para regularizar qualquer tipo de imóvel é necessário procurar alguns órgãos, como a prefeitura e a Receita Federal. 
 
Há condições diferenciadas para quando o imóvel ainda está em fase de obra ou já foi concluído.
 
De modo geral, você irá precisar de alguns documentos, como: 
 
  • contrato de compra e venda;
  • certidões negativas;
  • escritura;
  • Habite-se;
  • matrícula atualizada. 
 
O Habite-se é obtido na prefeitura após a apresentação de um projeto técnico, ao passo que as certidões negativas são retiradas na Receita Federal para comprovar que você não tem pendências com o INSS pago à mão de obra. 
Para regularizar seu imóvel sozinho, ou seja, sem a contratação de uma empresa especializada, você deve: 
 
  • comparecer ao Cartório de Registro de Imóveis e solicitar a escritura a partir do contrato de compra e venda; 
  • buscar o alvará de regularização junto à prefeitura; 
  • obter a CND (Certidão Negativa de Débitos) na unidade da Receita Federal; 
  • apresentar todos os documentos no cartório e obter o registro e a averbação do imóvel, que é a comprovação de que o histórico está atualizado. 
 
O processo pode demorar um pouco e, além disso, você deve reservar um orçamento para o projeto e a emissão da CND. Portanto, não há como dizer ao certo quanto custa e quem pode fazer, pois os valores variam conforme o município e a metragem. 
 

Como saber se o imóvel está regularizado?

Há alguns caminhos a serem tomados para saber se o imóvel está regularizado. Isso é importante especialmente para as pessoas que estão comprando um imóvel usado. Por isso, fique atento!
 
O primeiro passo é fazer uma consulta ao Cadastro de Edificações do Município (CEDI) informando o número do contribuinte disponível no carnê do IPTU; 
 
Também é possível pesquisar diretamente na secretaria responsável na prefeitura. Outra forma é ir ao Cartório de Registro de Imóveis e solicitar uma cópia da matrícula do imóvel. 

Como regularizar imóvel depois da reforma?

 
Mas como regularizar ampliação de imóvel? Afinal, o famoso “puxadinho” também deve ser aprovado pela prefeitura e averbado na matrícula do imóvel. Por isso, se você fez um quarto a mais ou aumentou a cozinha, é importante buscar a regularização. 
 
Para isso, você precisa procurar um responsável técnico (engenheiro ou arquiteto) e fazer o projeto que será apresentado na prefeitura. Assim, se tudo estiver correto, uma certidão de conclusão de obra será apresentada. 


Você já conhecia as exigências para regularizar um imóvel?